Por: Guiropa - 20/04/2023

Febre Aftosa

Saiba quais animais devem ser vacinados contra a febre aftosa e como realizar a aplicação


A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que pode se espalhar rapidamente, caso as medidas de controle e erradicação não sejam adotadas. Os animais contraem o vírus por contato direto com outros animais infectados ou por alimentos e objetos contaminados.

Quais os prejuízos causados pela febre aftosa?

Devido a alta capacidade de transmissão do vírus e as consequências econômicas acarretadas por ele, os países criam barreiras sanitárias de entrada. Dessa forma, animais e seus produtos oriundos de regiões com incidência de febre aftosa tem sua comercialização barrada, resultando em prejuízos econômicos para a pecuária nacional e aos produtores.

Quais animais devem ser vacinados contra a febre aftosa?

A campanha de vacinação segue o calendário oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com base no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção contra a Febre Aftosa (PNEFA). A aquisição e aplicação da vacina é de responsabilidade dos proprietários dos animais. A vacinação ocorre, na maior parte dos estados, em duas etapas: nos meses de maio e novembro. Este ano, o calendário de vacinação foi invertido, por isso, fique atento para quais animais devem ser vacinados na segunda etapa de novembro.

Nessa segunda etapa, devem ser vacinados bovinos de todas as idades dos estados da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Nos demais estados, devem ser vacinados os bovinos com até 24 meses. Lembrando que os estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, e os municípios de Apuí, Boca do Acre, Canutama, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini e parte de Tapauá na divisa com Humaitá no estado do Amazonas; o município de Rondolândia e partes dos municípios de Aripuanã, Colniza, Comodoro e Juína do estado do Mato Grosso são reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação e a vacinação contra febre aftosa é proibida.

Como aplicar a vacina contra a febre aftosa?

É essencial realizar uma aplicação correta da vacina para evitar prejuízos com a carcaça do animal. A aplicação deve ser realizada na região da tábua do pescoço e deve ser subcutânea. A questão da higiene também é fundamental. Além de utilizar agulhas em bom estado, é recomendado que se troque de agulha a cada dez animais para que a mesma seja esterilizada.

Como fazer a declaração de vacinação contra a febre aftosa?

Após a aplicação da vacina, o produtor rural tem a obrigação de declarar a vacinação junto ao órgão público responsável. O prazo para entregar a declaração varia conforme o estado. Vários estados já contam com o sistema digital de declaração, onde é possível realizar o envio online, através dos sites dos Ministérios da Agricultura regionais. Quando não houver essa possibilidade, o documento deve ser entregue no escritório de atendimento do Ministério do município onde se localiza a propriedade. Os produtores que não enviarem a declaração, podem receber multas e serem proibidos de comercializar seus animais.

Aproveite para ivomecar seu gado!

Uma ótima forma para o produtor evitar gastos e otimizar o manejo de aplicação da vacina é realizar a vermifugação do rebanho no mesmo momento. As soluções da Família Ivomec podem ser aplicadas juntamente com a vacinação contra a Febre Aftosa sem acarretar problemas para o animal. Nossas soluções são a base de ivermectina de alta qualidade e agem contra os principais parasitas internos e externos dos bovinos, incluindo vermes redondos gastrintestinais e pulmonar, berne, carrapato, piolhos sugadores, ácaros das sarnas psoróptica e sarcóptica.

Proteja o gado contra a aftosa e dos parasitas e economize mão-de-obra e tempo.


Referências:

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/progr amas-de-saude-animal/febre-aftosa/documentos-febre-aftosa/PerguntasfrequentesFebreaft osa.pdf

https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/progr amas-de-saude-animal/febre-aftosa/programa-nacional-de-erradicacao-de-febre-aftosa-pnef a

Você também pode se interessar por:

Febre Aftosa

Saiba quais animais devem ser vacinados contra a febre aftosa e como realizar a aplicação

+ Ler mais
NÃO ARRISQUE. SAIBA ONDE ENCONTRAR IVOMEC®. O ORIGINAL.
FALE CONOSCO

Atenção
A Boehringer Ingelheim tem o bem-estar das pessoas e dos animais como inspiração e objetivo, por isso reforça
que medicamentos destinados à saúde animal não devem ser utilizados para tratamento de humanos.